Criciúma / SC e Porto Alegre / RS
(48) 3437-0166; (51) 98132 5738 (somente whatsapp)

Saiba como organizar suas finanças para investir em um apartamento

Created with Sketch.

Saiba como organizar suas finanças para investir em um apartamento

Manter as contas em dia e ainda guardar parte do orçamento para investir em um apartamento não é uma tarefa fácil. No entanto, com foco e planejamento, é possível começar 2019 com um novo imóvel.

Se é o seu desejo, a Pavei traz dicas valiosas de como organizar suas finanças para investir em um apartamento. Confira e prepare-se para começar 2019 de empreendimento novo!

Saiba quanto você ganha e quais são seus gastos

Coloque em um tabela tudo que você recebe e todos os gastos fixos mensais. Assim será possível diagnosticar a sua saúde financeira e saber quanto pode ser reservado para investir.

Em linhas gerais, recomenda-se que 30% da sua receita (salário, lucros, rendimentos) seja guardado, mesmo que num investimento bem simples, como a poupança.

Separe gastos em “necessários” e “superficiais”

O interessante dessa relação entre ganhos e gastos é saber se você tem essa “sobra” percentual. Caso não tenha, identifique o que é superficial e pode ser cortado e o que é necessário.

O que são gastos necessários?

Você pode seguir o modelo abaixo para definir a lista de gastos necessários, que são aqueles básicos para viver:

  • Educação;
  • Transporte;
  • Alimentação em casa;
  • Alimentação fora;
  • Moradia (aluguel, contas de água, luz e condomínio).

Esses gastos devem compor 50% da sua renda total.

O que colocar em “gastos superficiais”?

A outra metade deve ser distribuída entre os custos com lazer e referentes ao estilo de vida. Nesta lista entram coisas importantes para a saúde e qualidade de vida, mas que podem ser, eventualmente, cortadas em adversidades ou para alcançar um objetivo incluindo investir em um imóvel.

Entram nesse cálculo: mensalidade de academias, valores gastos para sair aos finais de semana, etc. Uma dica é colocar nessa lista despesas da casa que não sejam básicas, como, por exemplo, assinatura de TV a cabo e planos de internet!

Depois de organizar suas finanças, o próximo passo é encontrar o apartamento ideal para você e sua família! Conte sempre com a Pavei para ajudá-lo. Dúvidas? Deixe uma mensagem que retornaremos o seu contato!

Leia também: O que observar na hora de comprar seu primeiro apartamento

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *